O Rangemaster Treble Booster foi fabricado pela primeira vez na década de 1960 pela empresa londrina Dallas Musical Ltd., incorporada em 1959. Ela fabricava guitarras e amplificadores sob diferentes marcas, incluindo Dallas, Shaftesbury e Rangemaster. O engenheiro do Rangemaster é desconhecido.
A unidade é simples e consiste em uma caixa de metal cinza com uma chave liga/desliga, um potenciômetro para a configuração do booster e conectores de entrada e saída. Ele é feito para ficar em cima de um amplificador e não no chão. Além do potenciômetro (geralmente 10k, às vezes 20k) e da chave liga/desliga, o circuito contém um transistor de germânio, quatro capacitores, três resistores e uma bateria. O transistor era um Mullard ou OC44 sem marca ou Mullard OC71.
Na década de 1980, os Treble Boosters saíram de moda. O número de Rangemaster Treble Boosters que foram construídos é desconhecido. Devido à oferta limitada no mercado de segunda mão, eles são colecionáveis, apesar do preço ser uma fração do que costumava ser em meados dos anos 2000. Em Premier Guitar, Kenny Rardin descreve sua busca por um dos efeitos, que começou com a perplexidade sobre como Eric Clapton e Ritchie Blackmore alcançaram seu tom; ele passou anos procurando um Rangemaster.
Outros usuários notáveis ??cujo som dependia fortemente do Rangemaster incluem Rory Gallagher, Brian May, Tony Iommi, Marc Bolan e Billy Gibbons.
Rumores de Eric Clapton ter usado um Rangemaster durante sua passagem pelo Blues Breakers de John Mayall nunca foram confirmados. Existem fotos das sessões de gravação dos "Blues Breakers With Eric Clapton", mas um Rangemaster Treble Booster não é visível em nenhuma delas. Supõe-se que os rumores começaram no final da década de 1990, quando clones do Rangemaster Treble Booster começaram a aparecer.
Bem, como os OC44 e OC71 são transistores raríssimos e, quando se encontra, custam quase mais que um carro, fizemos uma adaptação para utilizar os transistores soviéticos da série MP2x (MP20 ou MP21, com ou sem o sufixo A). Eles se mostraram extremamente eficazes e entregaram um som muito agradável. Nosso projeto já possui um inversão de tensão interno, com o MAX1044, que proporciona a facilidade de utilizar este pedal com fonte de alimentação na mesma cadeia de alimentação que os outros pedais, sem medo de causar curto-circuito na fonte.
É, agora não tem mais desculpa pra não ter um...
Este kit é apenas do efeito e deve ser usado em conjunto com o kit de interface e acionamento de efeitos ou ter a parte de acionamento montada a parte pelo montador.
Material que compõe o kit:
Temos também a caixa para acomodação estilo Hammond 1590B.
E vários modelos de knobs para dar acabamento.
Manual de montagem com esquemático e gabarito de furação da caixa metálica.